Android 11

Android 11: Google libera primeira versão de testes do novo sistema

O Android é o sistema operacional usado por celulares smartphones e tablets. Ele é produzido pela Google, gigante empresa o ramo tecnológico, que anunciou que em 2020 lançará o Android 11, nova versão do sistema.

Android 11

A nova versão vem para substituir o Android 10, sistema operacional disponibilizado ainda em setembro de 2019. Contudo, o Android 11 foi liberado, por ora, apenas para o uso de programadores, não estando, assim, disponível para o público em geral.

Mas, afinal, o que promete essa nova versão do sistema operacional e qual sua diferença em relação à versão anteriormente lançada? Confira abaixo.

DICA: Conheça o SNAPTUBE, o melhor app para baixar áudio ou vídeo de músicas e videoclipes de YouTube, Facebook, Instagram, Vimeo, Vine, entre outros sites

Android 11: primeira versão de testes

No último dia 19 foi liberada a primeira versão de testes do Android 11, chamada de Developer Preview e que, por sua vez, é conhecida como “versão Alpha” pelos desenvolvedores, ou seja, as pessoas que tiveram acesso à versão nova.

A versão Alpha é lançada de forma prévia à final, e antecede algumas das compilações que serão futuramente disponibilizadas ao público em geral.

O teste do Android 11, ou Developer Preview (versão Alpha), pode ser feito por quem tem algum destes smartphones: Google Pixel 4 (ou 4XL), Pixel 3a (além do 3a XL), Pixel 3 (e 3 XL), ou, por fim Pixel 2 (e também a variável 2 XL).

O novo sistema android que está em processo de testes deve ser instalado manualmente por meio do arquivo ROM que a Google liberou em seu site para desenvolvedores. Ou sjue,a poderá instalar o novo sistema quem tiver conhecimento avançado em ROOT.

Dessa forma, o público em geral e que não possui conhecimentos de sistemas operacionais deve esperar até a disponibilização final e oficial do produto, até mesmo para evitar o uso de versões instáveis.

Estima-se que as versões beta do novo sistema operacional serão disponibilizadas nos próximos meses.

Funções da nova versão do sistema operacional

São várias as novidades prometidas pelo Android 11, novo sistema operacional da Google que substitui a versão lançada em setembro de 2019 (sistema 10).

As promessas se dão principalmente em relação à conectividade, à interface, à câmera e em APIs.

Confira abaixo, com detalhes, algumas das principais novidades que devem ser trazidas pelo novo sistema operacional da Google que já está disponível para testes de programadores.

Bolhas de notificações

Primeiramente, o novo sistema operacional da Google vai apostar novamente num recurso que constava na versão beta do Android 10 e que acabou não vingando, ou seja, não foi de grande uso: as bolhas de notificação.

Este recurso se baseia em algo que já é usado pelo Messenger, aplicativo de conversas do Facebook, em que é possível o usuário manter as conversas acessíveis em ícones que aparecem enquanto se está em outra tela.

A empresa aprimorou a novidade e espera que, com a reintrodução dela no Android 11, ela alcance o sucesso esperado.

Além disso, foi anunciada a introdução da inserção de imagens em respostas por notificações, podendo-se colar imagens nas respostas de mensagens por meio das notificações.

Conversações dedicadas às notificações no Android 11

Ainda, o Google também irá colocar à disposição dos desenvolvedores a criação de seções dedicadas à conversa no menu de notificações.

Isso é muito parecido com o que o WhatsApp disponibiliza, em que as últimas mensagens recebidas podem ser lidas integralmente e até respondidas sem que seja preciso, necessariamente, abrir-se o aplicativo.

Dessa forma, as notificações se apresentam como uma ferramenta de resposta.

Android 11 terá suporte para diferentes tipos de telas

Ainda, o novo sistema operacional da marca Google pretende facilitar a programação de aplicativos. Isso ocorre não só pelos furos na tela que abrigam a câmera frontal, mas também para as curvas laterais.

Dessa forma, aplicativos encontram no Android 11 um sistema adaptável aos diferentes tipos de telas, independentemente se elas possuem ou não furos laterais.

Ainda, ele promete que esses recursos serão importantes para a nova leva de celulares de tela dobrável, que prometem tomar conta  do mercado.

Player de música e capturas de tela no Android 11

Além disso, esse sistema operacional contará com um menu de configurações que podem ser feitas de maneira rápida e têm como novidade um widget que permite o controle da reprodução de músicas, tanto quanto em relação à troca de músicas quanto ao volume.

Além disso, há uma inovação importante em relação às gravações de imagens da tela, que permitirão abarcar um conteúdo maior, deslizando-se a tela e dispensando a necessidade de diversas gravações de prints.

Também, haverá a possibilidade de controle da tela, ou seja, gravação do que ocorre na tela do seu celular.

Histórico de notificações

Outra novidade é que o novo sistema operacional também permitirá acesso ao histórico de notificações, o que é interessante na medida em que dá acesso às notificações deslizadas ou dispensadas por engano.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *